Os pais ficam tão felizes com o seu casamento, que fazem questão de chamar muitos amigos para comemorar juntos. Muitas vezes são pessoas que vocês nem tem contato, mas precisam ser racionais nesse momento: seus pais estão ajudando no orçamento da festa ou do casamento como um todo?
- Se não, converse com seus pais e explique a sua prioridade. Convide todos aqueles que você quer, e diga que se sobrar convite, você vai disponibilizar alguns para que eles possam convidar os amigos. A partir daí o noivo e noiva devem fazer uma lista cada, respeitando a metade dos convidados para cada lado.
- Se sim, então não tem jeito. Apenas estabeleça um limite de quantidade de pessoas que eles podem chamar. Feito isso, divida a lista em quatro partes - uma para o noivo (40%), outra para a noiva (40%), uma para os pais da noiva (10%) e outra para os pais do noivo (10%).
2ª - Tenha prioridades
Comece sua lista criando categorias, estabelecendo uma ordem de prioridade: família, amigos, trabalho, colegas de faculdade e qualquer outra divisão que achar necessário. Sempre priorizando a ordem: aqueles que “não podem faltar”, os que vocês “gostariam que estivessem presentes”, depois aqueles que vocês “podem chamar” e por último aqueles que “se sobrar convite, chama”.
3ª Evite situações constrangedoras
Não convide pessoas ou amigos que não são muito “aceitos” pelo seu parceiro, para não criar uma situação chata no dia mais importante e que deverá ser o mais perfeito do casal.
4ª - Com humor, os personagens indesejáveisAlguns “personagens” podem ser evitados em sua festa, e talvez, podem vir a te ajudar na hora do cortar alguns nomes. São eles:
- O interesseiro, que nunca fala com você, mas quando descobre que você vai se casar, logo a passa a fazer contato;
- O sem consideração, é o que na última hora vai faltar, por motivos tolos, como o aniversário do cãozinho da vizinha;
- O falso, que finge ser seu amigo, mas não vai com a sua cara e ainda sai da sua festa falando mal do seu cabelo, da decoração...
- O mal amado, o que reclama de tudo. Diz que a noiva está demorando, que a comida está gelada, que a música é ruim e que podia estar em casa assistindo a novela.
- O exibicionista, que quer aparecer mais que os noivos e se acha muito engraçado.
- Ficante de amigo ou amiga, é aquela pessoa que você nunca viu na vida e que vai aumentar seus gastos. Na hora dos cumprimentos te abraça, dá os parabéns, escreve no seu livro de visitas, sai em quase todas as fotos e ainda pega o seu bouquet.
5ª - Chamar ou não parentes distantes?
A dica é chamar, desde que tenham laços afetivos e contato com eles. Se for uma tia que você não vê e não fala há mais de cinco anos, não tem necessidade.
6ª - Converse com seus convidados
Se o grau de intimidade for muito grande, fale com aquele casal que serão muito bem vindos ao casamento, mas que infelizmente você não poderá chamar o namorado da filha deles. Explique que é uma celebração apenas para os mais íntimos. Caso você não tenha intimidade, apenas entregue os convites individuais que já fica explicito. E se eles perguntarem se podem chamar mais alguém? Diga que no momento está entregando os convites com prioridades, e se sobrarem individuais, você entra em contato.
7ª - Evite comentários pessoais no seu trabalho e não convide por obrigação
Se você trabalha em uma empresa com muitos funcionários e não pode chamar todos, então não fique comentando nada sobre seu noivado, chá de panela e casamento. Chame apenas os mais próximos e peça discrição.
8ª - Junte as listas
Quando todos terminarem de fazer cada uma a sua, é hora de contar os convidados e riscar nomes que foram repetidos em mais de uma lista.
9ª - Faça lista reserva
Quando estiverem finalizando a lista oficial, os nomes cortados devem ir para outras duas listas: a lista dos “não vai dar mesmo” e a lista dos “suplentes”. Esta última, considerando que uma porcentagem convidada sempre falta ao casamento (e estes avisando com antecedência), você poderá usar, chamando mais alguns para completar a sua lista sem deixar muitos de fora.